quinta-feira, 11 de julho de 2013

Nietzsche para Estressados

Capítulo 31

Toda queixa contém em si uma agressão


Conviver com pessoas viciadas em reclamar é um tormento, pois o desgaste mental e a negatividade desse tipo de personalidade acabam contagiando tudo ao redor. É por isso que Nietzsche se refere à queixa em si como uma agressão, tanto para quem reclama quanto para os pobres interlocutores.

O mais curioso é que as pessoas que sofrem desse mal geralmente não têm consciência disso. Mas talvez exista uma forma de fazer com que elas enxerguem as inconveniências de seu modo de agir. Faça com que saibam que:

- Ninguém presta atenção de verdade aos lamentos dos outros.

- Os que insistem em ficar lamentando sem parar acabam sendo inoportunos, chegando ao ponto de serem evitados pelos demais.

- Expressar uma situação negativa não ajuda a resolvê-la. Na verdade, paralisa a ação, pois a queixa incessante se torna cansativa também para quem a produz.

Além disso, por trás da negatividade existe um sinal de impotência que não passa despercebido. Como afirmava Confúcio: "Os que se queixam da forma como a bola quica são os que não sabem arremessá-la."

Allan Percy
Nietzsche para Estressados
Ed. Sextante

2 comentários:

  1. Com certeza é um tormento conviver com quem só reclama. Eu tenho aprendido a me compreender e a buscar soluções para minhas reclamações antes de fazê-las. Sei que ainda não tenho nem 90% sucesso, mas continuarei em busca incansavelmente...

    ResponderExcluir
  2. Todas as pessoas com mente sadia buscam aperfeiçoar sua conduta para o próprio bem e para o bem-estar daqueles que com elas convivem. O importante é não desanimar e procurar sempre o auto-conhecimento.

    ResponderExcluir