quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Desejo Que Você . . .


Eu desejo que você perceba o valor das pessoas antes que a solidão bata à sua porta e seja irremediável.

Eu desejo que você se dê conta de que ética caminha com as ações.

Eu desejo que você perceba que o que separa as pessoas não são os pensamentos diferentes, mas os valores discrepantes.

Eu desejo que você ame mesmo quando o alvo do seu amor não possa lhe ser útil.

Eu desejo que você precise de livros, flores e frutos e se liberte das amarras que o fazem ancorado a valores desvalorizantes, feito raízes mortas.

Eu desejo que você queira com garra constituir raízes em terras férteis de amizade e aconchego.

Eu desejo que você se queira bem sem que, para isso, necessite cultivar o desamor contra alguém.

Eu desejo que você tenha um profundo desejo por si próprio e que, a partir dele, tudo mude para melhor.

Nos meus desejos se incluem a preservação de suas qualidades e a tristeza de seus mergulhos rasos e insensatos.

Deseje também.

Facebook

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A Armadilha da Aceitação

O que ninguém diz quando você tenta a todo custo ser aceita é que isso não a torna imune. Porque só tem uma coisa que realmente se aceita: dominar e oprimir minorias. 


Existe um lugar quentinho e cômodo chamado aceitação.

Olhando de longe, parece agradável. Mais do que isso, é absolutamente tentador: os que ali repousam parecem confortáveis, acolhidos, até mesmo com um senso de poder, como se estivessem tirando um cochilo plácido debaixo das asas de um dragão.

“Elas estão por cima”, é o que se pensa de quem encontrou seu espacinho sob a aba da aceitação. Porém, é preciso batalhar para ter um espaço ali. Esse dragão não aceita qualquer um; e sua aceitação, como tudo nesta vida, tem um preço.

Para ser aceita, em primeiro lugar, você não pode querer destruir esse dragão. Óbvio. Você não pode atacá-lo, você não pode ridicularizá-lo, você não pode falar para outras pessoas o quanto seus dentes são perigosos, você não pode sequer fazer perguntas constrangedoras a ele.

Faça qualquer uma dessas coisas e você estará para sempre riscada da lista VIP da aceitação. Ou, talvez, se você se humilhar o suficiente, ele consiga se esquecer de tudo o que você fez e reconsidere o seu pedido por aceitação.

A melhor coisa que você pode fazer para conseguir aceitação é atacar as pessoas que querem destruir o generoso distribuidor deste privilégio. Uma boa forma de fazer isso é ridicularizando-as, e pode ser bem divertido fingir que esse dragão sequer existe, embora ele seja algo tão monstruosamente gigante que é quase como se sua existência estivesse sendo esfregada em nossas caras.

Reforçar o discurso desse dragão, ainda que você não saiba muito bem do que está falando, é o passo mais importante que você pode dar em direção à tão esperada aceitação.

Reproduzir esse discurso é bem simples: basta que a mensagem principal seja deixar tudo como está – e há várias formas de se dizer isso, das mais rudimentares e manjadas às mais elaboradas e inovadoras. Não dá pra reclamar de falta de opção.

Pode ter certeza que o dragão da aceitação dará cambalhotas de felicidade. Nada o agrada mais do que ver gente impedindo que as coisas mudem.

Uma vez aceita, você estará cercada de outras pessoas tão legais quanto você, todas acolhidas nesse lugar quentinho chamado aceitação. Ali, você irá acomodar a sua visão de mundo, como quem coloca óculos escuros para relaxar a vista, e irá assistir numa boa às pessoas se fodendo lá fora.

É claro que elas só estão se dando tão mal por causa do tal dragão; mas se você não pode derrotá-lo, una-se a ele, não é o que dizem?

O que ninguém diz quando você tenta a todo custo ser aceita é que nem isso torna você imune. Ser aceita não é garantia nenhuma de ser poupada.

Você pode tentar agradar ao dragão, você pode caprichar na reprodução e perpetuação do discurso que o mantém acocorado sobre este mundo, você pode até se estirar no chão para se fazer de tapete de boas-vindas, mas nada disso irá adiantar, especialmente porque esse discurso só foi feito para foder você.

E aí é que a aceitação se revela como uma armadilha. Tudo o que você faz para ser aceita por aquilo que esmaga as outras sem dó só serve para deixar você mais perto da boca cheia de dentes que ainda vai te mastigar e te cuspir para fora. Pode demorar, mas vai. Porque só tem uma coisa que esse dragão realmente aceita: dominar e oprimir.

Então, se ele sorrir para você, não se engane: ele não está te aceitando. Está apenas mostrando os dentes que vai usar para fazer você em pedaços depois.


sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Feliz Olhar Novo

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história.O grande lance é viver cada momento como se a receita da felicidade fosse o aqui e o agora.Claro que a vida prega peças. É lógico que, por vezes, o pneu fura, chove demais...Mas, pensa só: tem graça viver sem rir de gargalhar pelo menos uma vez ao dia?

Quero viver bem! Este ano que passou foi um ano cheio. Foi cheio de coisas boas e realizações, mas também cheio de problemas e desilusões. Normal. Às vezes se espera demais das pessoas. Normal. A grana que não veio, o amigo que decepcionou, o amor que acabou. Normal.

O ano que vai entrar não vai ser diferente. Muda o ano, mas o homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas e aí? Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que eu desejo para todos nós é sabedoria! E que todos saibamos transformar tudo em uma boa experiência! Desejo para você esse olhar especial. O ano que vai entrar pode ser um ano especial, muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender o outro.

O ano que vai entrar pode ser o bicho, o máximo, maravilhoso, lindo,espetacular... Ou... Pode ser puro orgulho! Depende de mim, de você!

Feliz olhar novo!!!

Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

J A N E I R O

Januarius era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão. 


01 - Dia Mundial da Paz
06 - Dia de Reis
26 - Aniversário da minha Mãe