domingo, 31 de maio de 2009

Viva! Ame! Seja Feliz!


Segue o teu destino
Rega as tuas plantas
Ama as tuas rosas
O resto é a sombra
De árvores alheias

(Fernando Pessoa)

sábado, 30 de maio de 2009

OM MANI PADME HUM



OM - Símbolo Universal da Yoga.


Literalmente significa: Salve! Ó Jóia do Lótus!


O mantra OM MANI PADME HUM, composto por seis sílabas (om ma ni pad me hum), cada uma com seu signifado, representa o cântico máximo da yoga.




Yoga - palavra de origem sânscrita que significa união.


A Yoga, nascida na Índia, é uma filosofia de autoconhecimento.


Yoga, apesar de ser uma prática de proposta introspectiva - já que leva o praticante para seu universo interior, rumo ao autoconhecimento -, não prega o isolamento ou separatismo. Ao contrário, dentro do ideal de realização no Yoga está a integração com os demais seres vivos, principalmente a união entre as pessoas.
A yoga tem alguns fundamentos essenciais que cobrem várias camadas do praticante.


Os aspectos principais do yoga, são:




  • Ásanas, as poses físicas do yoga: As várias poses, chamadas yoga, proporcionam a flexibilidade e a força para os músculos, podendo até reduzir a gordura corporal. Outra função importantíssima é a circulação sanguínea que estas poses ativam, melhorando órgãos específicos no nosso corpo.
  • Pranayama, a respiração do yoga: É considerado por muitos praticantes como o aspecto mais importante do yoga, porque é através destas respirações que conseguimos transportar a energia pelo corpo. As técnicas de respiração do yoga são uma ferramenta eficaz para acalmar, energizar, harmonizar e tranquilizar o corpo e a mente.
  • Meditação, acalmar os pensamentos: A meditação é a forma que temos de acalmar os pensamentos da mente, o que proporciona uma ferramenta importantíssima no controle do stress e ansiedade. O pranayama e a meditação têm capacidades extraordinárias de redução do stress. Restauram a calma, pensamentos positivos, a paciência e a compaixão pelos outros. Consegue manter-nos frescos e rejuvenescidos durante todo o ano, tanto física como mentalmente.
  • Eu estou praticando Yoga.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Assunto Espinhoso

Saiu no site do terra (25.5.09):


LIMINAR DO TJ SUSPENDE COTAS EM UNIVERSIDADES DO RIO.


[...] A ação contra as cotas para negros e estudantes de escolas públicas foi proposta pelo deputado estadual Flávio Bolsonaro (PP). O parlamentar entrou na Justiça com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o regime. A decisão definitiva sobre o assunto ainda será analisada pelo Órgão Especial, mas a liminar é suficiente para suspender os efeitos da lei.



Há muito tenho tido vontade de debater sobre este assunto tão espinhoso em nossa sociedade. Deixei alguns comentários na página da notícia, o debate foi intenso. Houve quem defendesse o sistema de cotas e quem as condenasse, como é o meu caso.

Dentre outras coisas, posso resumir que cotas para negros e estudantes de escola pública são injustas. Primeiro porque nós não somos um povo caucasiano, somos miscigenados! Segundo, estão querendo criar uma segregação racial no Brasil, um povo que sempre conviveu de modo pacífico com a mistura de cores (raça para mim só existe uma: a humana!). Querem implantar um apartheid! Terceiro, já é de conhecimento de boa parte da população que as escolas públicas têm usado a progressão automática do aluno. Ou seja, ele "passa" de ano sabendo ou não. Imagine o nível que as universidades públicas vão alcançar! Querem nivelar por baixo!

Estão tentanto tapar o sol com a peneira. Estão querendo que as universidades públicas paguem o pato por séculos de desigualdades sociais. Querem impor uma mudança de cima pra baixo e não o contrário! É na base que se tem de haver mudanças. Mudanças estruturais, políticas, sociais. Tem que se investir na educação infantil, no ensino fundamental e no médio (gente, pelo amor de Deus, não se fala mais primeiro e segundo graus - esses termos caíram em desuso desde a nova LDB de 1996!).

Eu não sou rica, estudei a vida inteira em escola pública e passei no vestibular da UFMG sem sistema de cotas! Ralei demais para chegar onde estou hoje: ter uma casa própria, um carro e filhos estudando na escola particular. Isso é ser rico? Para alguns demagogos, sim. Tem gente que só quer tirar proveito da situação, quer dar uma de coitado, não quer estudar! A escola pública é de péssima qualidade! As famílias, quer dizer, a maioria delas, estão se lixando para o que acontece com seus filhos dentro da escola. Querem é receber o bolsa-família! Aí, eu e meu marido damos um duro danado para oferecer aos nossos garotos um ensino melhor, pagamos escola duas vezes - primeiro pelos impostos destinados à educação gratuita que eles não frequentam, segundo, pagamos a uma instituição particular de ensino. Quando é chegada a hora deles fazerem vestibular, vão contar com menos vagas porque alguém de mente muito pequena acha que o menino lá da favela, branco ou negro, tem mais direito do que os meus, e acham que os negros, sejam ricos ou pobres, são inferiores (sim, esta é a mensagem) e não têm capacidade de passar pelos próprios méritos, necessitando de vagas pré-determinadas!

Ah, gente! Que tristeza! Quanta hipocrisia destes políticos! E as pessoas que não têm conhecimento de causa e ficam a propagar infâmias dizendo que federal é pra rico! Ser classe média é ser rico? Rico, rico de verdade, não disputa vaga em federal, não. São enviados pelos seus ricos papaizinhos para o exterior! É por isso que o Brasil não vai pra frente, não vai mesmo. É um povo que pensa pequeno e age pequeno. São pessoas que não têm nem consciência ecológica, que lavam calçadas com a mangueira a todo vapor, que jogam lixo nas ruas, que despejam entulhos nas vias públicas, que entopem bocas-de-lobo. Esse é o nosso povo! Isso somos todos nós. E agora vão criar dois brasis: o dos brancos (?) e dos negros (?) num país de mulatos!

sábado, 23 de maio de 2009

Oi


Pessoas queridas!


Hoje quero deixar uma pequena mensagem.


Primeiro agradecer a vocês que veem aqui prestigiar meu espaço.


Espero que ele também possa se tornar seu.


Já tenho sugestões de posts e logo, logo irei escrever sobre.


Tenham todos um ótimo domingo!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Aos Apaixonados



Dedico esta crônica aos apaixonados, mesmo sabendo que servirá para nada: é inútil falar aos apaixonados. Os apaixonados só ouvem poemas e canções. A paixão, experiência insuperável de prazer e alegria, pelo fato mesmo de ser uma experiência insuperável de prazer e alegria, coloca o apaixonado fora dos limites da razão. Todo apaixonado é tolo. Pode ser que ele escute a fala da razão. Escuta mas não acredita. Diz ele: "O meu caso é diferente!" Tolo mesmo é quem tenta argumentar com os apaixonados.

Todo mundo sabe que paixão não satisfeita dói. Mas poucos sabem que a paixão só existe se não for satisfeita. A paixão é fome. Ela só floresce na ausência do objeto amado. Mais precisamente, ela vive da ausência do objeto amado. Não se trata de ausência física, o objeto amado distante, longe. A dor da ausência física tem o nome de saudade. Saudade tem cura. A saudade é curada quando o seu objeto volta. A dor da paixão é diferente. Não tem cura. A saudade do objeto amado, mesmo quando ele está presente, é o perfume característico da paixão.

Escrevi uma história sobre isso. A Menina era apaixonada pelo Pássaro Encantado. Mas ela sofria porque o Pássaro era livre, O Pássaro Encantado era sempre uma ausência que se demorava, uma despedida pronta a cumprir-se. O Pássaro lhe disse que era preciso que fosse assim, para que eles continuassem apaixonados. Ele sabia que a paixão não ama pássaros em voo. Mas a Menina não acreditou. Prendeu-o numa gaiola. Gaiola? Hás as feitas com ferro e cadeados. Mas as mais sutis são feitas com desejos.

Acontece que o Pássaro também tinha a sua estória. E era outra. Todo Pássaro deseja voar. Ele bate suas asas contra as grades, suas penas perdem as cores e o seu canto se transforma em choro. E, de repente, ele se transforma. Não mais o reconhecemos, é um outro. Essa é a razão por que a dor da paixão satisfeita é muito maior.


Contada assim, a estória parece ter um vilão e uma vítima. A verdade é que os dois são vilões, os dois são vítimas. O desejo da gente é sempre engaiolar o outro e levá-lo pelos caminhos que são nossos. Isso vale para tudo: marido-mulher, pai-filha, mãe-filho, patrão-empregado, professor-aluno... Não admira que Sartre tenha dito que "o inferno é o outro". Não haverá uma saída.


Lembro-me de um pequeno poema de Pearís, que sugere uma relação sem gaiolas:

"Eu sou eu. Você é você. Eu não estou nesse mundo para atender às suas expectativas. E você não está nesse mundo para atender às minhas expectativas. Eu faço a minha coisa. Você faz a sua. E quando nos encontramos. É muito bom


Rubem Alves (Trechos - Retratos de Amor)


domingo, 17 de maio de 2009

Dez Abafo - Dez Abada



Construir - ato de edificar, elaborar.


Desconstruir - ato de desmontar, desfazer.


Como é fácil construir um sentimento! Gostar, se apaixonar, se iludir, confiar, sonhar. Difícil mesmo é ver tudo isso cair por terra, virar ruína.

Quando nos afeiçoamos a alguém, contamos com uma série de elementos básicos que nos levam a crer que o alvo é perfeito, uma tradução do divino - 'Como não conheci esta pessoa antes?".




Entenda aqui, eventual leitor, que não estou falando exclusivamente do afeto relacionado à paixão. Dele também, mas não só. Esta construção do sentimento se abrange às pessoas que elegemos como amigos, companheiros profissioanais, conselheiros, irmãos, parentes.


Rubem Alves descreve muito bem sobre o sentimento de empatia que entrelaçamos com o outro. Ele dá a isso o nome de espelho. Achamos bonito em alguém o que acreditamos ser bonito em nós. Rejeitamos aquilo que nos torna feios. Quem quiser saber mais, leia Retratos de Amor, um belíssimo livro de crônicas deste incrível autor.


Pois bem, toda essa lenga-lenga de introdução é para declarar (a quem interessar, claro), que estou em processo de desconstrução. Talvez devido ao amadurecimento que a idade nos traz, percebo dia após dia que não adianta você se desvirar ao avesso, se entregar por inteiro, trazer o céu a lua para alguém se esse alguém simplesmente não é seu espelho. Se a pessoa não vê o mundo com os seus olhos, desista de investir em algo mais sério. Seja apenas colega, vizinha, casinho, ou coisa parecida.


É muito ruim criar expectativa em relação a uma pessoa. Imagina você escrevendo um e-mail para alguém que gosta e ficar esperando por uma resposta que NUNCA vem. Horrível. Aí tem aquele papo de livro de autoajuda dizendo que temos que aprender a amar sem esperar nada em troca, que o amor é magnânimo, infinito e livre. Às favas com esse papo de autor norte-americano. Eu não A-GO-EN-TO isso! E não é só e-mail, não. Telefonema, carta, cartão, visita, enfim, toda e qualquer forma de comunicação que nos deixa no vácuo.


É isso, por ora chega. Digamos que fiz um post-dasabafo-porque-ninguém-aguenta-gente-seca-e-distraída.




Beijos pra todos.

Christiane

terça-feira, 12 de maio de 2009

domingo, 10 de maio de 2009

And Oscar goes to


Miss Rio Grande do Norte! A potiguar foi eleita a mulher mais bonita do Brasil em um concurso que contou com mulheres belíssimas. Infelizmente a minha candidata nunca ganha, aliás, apesar de achar a mineira linda eu torci para o miss Paraná. Mas ela não ficou nem entre as cinco finalistas. Concurso é assim mesmo, sempre achamos que houve marmelada. A Larissa não é feia, longe disso, só que também não éra a mais bonita dentre as concorrentes. Acredito que terá poucas chances no miss Universo. Enquanto isso, vamos na onda das vices, que geralmente são as mais bonitas. Vide Natália Guimarães - vice em 2007, miss Itapecerica da Serra - vice de São Paulo 2009 e Rayanne Morais, a vice-miss deste ano! E que venham as Bahamas...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Simplesmente Laura



Coração Criança
Sabe aonde encontrar
Um mundo real da imaginação



Ver o sol de ouro
Numa bola de cristal
E a chave do tesouro é natural


Ah, menina linda, menina levada! Essa pitchuquinha é a minha sobrinha Laura. Uma mocinha sapeca e vaidosa. Gosta de andar de bolsinha, vestidinho, uma fofura!




Eu sou a madrinha dela e o jeito que Laura achou para me chamar é Dindi. Fico babando por ela!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Oh, Vincent!


Magnífico gênio indomável. Quanta beleza aplicada pelo viés dos seus pincéis mágicos. No que você pensava, Vincent? Por que se atormentava tanto? Seus quadros são ímpares no acervo mundial dos grandes artistas. Seus "tracinhos" a criar imagens tão magníficas. Ah, Vincent! Já tive a emoção de estar diante de um quadro seu (MASP)! Seu nome está escrito no hall das grandes estrelas. Estrelas como aquelas que você pintou em The Starry Nigth. Tela imortalizada e homenageada na música - Starry, Starry Nigth, de Don McLean:




Starry, starry night


Estrelada, noite estrelada


Paint your palette blue and grey


Pinte sua paleta azul e cinza


Look out on a summer's day


Olhe ao redor em um dia de sol


With eyes that know the darkness in my soul


Com olhos que conhecem a escuridão na minha alma


Shadows on the hills


Sombras nas colinas


Sketch the trees and the daffodils


Desenhe árvores e narcisos


Catch the breeze and the winter chills


Pegue a brisa e a friagem do inverno


In colors on the snowy linen land


Em cores da terra enevoada


Vincent Van Gogh, pintor impressionista, holandês, nascido em 1853. Tanta genialidade e tanta loucura. O grande gênio da pintura tirou sua própria vida atirando no peito. O ano era 1890. Morreu pobre e no anonimato.

domingo, 3 de maio de 2009

Por Enquanto

Mudaram as estações
Nada mudou
Mas eu sei que alguma coisa aconteceu
Está tudo assim tão diferente

Se lembra quando a gente
Chegou um dia a acreditar
Que tudo era pra sempre
Sem saber que o pra sempre
sempre acaba


Para quem acredita que a vida continua, fica a esperança de um reencontro com aqueles que nos deixaram. Hoje um familiar nos deixou. Foi cedo, mas creio que tudo tem a hora. Que possa estar em paz. Assim seja!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Beleza Soberana


No dia 9 de maio será realizado o concurso Miss Brasil 2009. Sei que esse tipo de evento anda meio caidinho, ainda mais depois da escandalosa escolha da miss São Paulo, que cheirou à maracutaia, à velha panelinha e marmelada. Porém, Minas tem uma candidata à altura da beleza das mulheres de sua terra. A mineira Rayanne Morais tem chances reais de conquistar o título e, quem sabe, fazer como Nathália Guimarães, chegar a uma final do Miss Universo. É esperar pra ver. Este ano a maioria das misses são bonitas. Confira em http://diversao.terra.com.br/gente/interna/0,,OI3737896-EI13419-ABG,00.html

15 Anos Sem Ayrton Senna

Ayrton Senna do Brasil. Hoje faz 15 anos que ele se foi. Ah, curva tamburello! Tão sinuosa, tão perigosa, nos tirou um ídolo de forma trágica e precoce. O que estaria ele fazendo hoje? Quantos campeonatos haveria ganhado? Quem estaria "pegando"? Senna é insubstituível. Nenhum outro piloto brasileiro conseguiu fazer com que torcéssemos de forma vibrante em um campeonato de Fórmula 1. Fico pensando se o Bruno Senna vai nos dar aquele gostinho novamente... Mas é injusto projetar no garoto as expectativas que não vivemos com Ayrton, pois ele foi cedo demais. Tinha 34 anos. Hoje estaria com 49, um quase cinquentão! Saudade, Senna. Eternamente.


Gripe Suína

Alerta geral no mundo todo!

Há uma pandemia de gripe suína, já sendo comparada à gripe espanhola que assolou milhares de vítimas no início do século passado.

Vamos acompanhar os acontecimentos.