sábado, 30 de maio de 2009

OM MANI PADME HUM



OM - Símbolo Universal da Yoga.


Literalmente significa: Salve! Ó Jóia do Lótus!


O mantra OM MANI PADME HUM, composto por seis sílabas (om ma ni pad me hum), cada uma com seu signifado, representa o cântico máximo da yoga.




Yoga - palavra de origem sânscrita que significa união.


A Yoga, nascida na Índia, é uma filosofia de autoconhecimento.


Yoga, apesar de ser uma prática de proposta introspectiva - já que leva o praticante para seu universo interior, rumo ao autoconhecimento -, não prega o isolamento ou separatismo. Ao contrário, dentro do ideal de realização no Yoga está a integração com os demais seres vivos, principalmente a união entre as pessoas.
A yoga tem alguns fundamentos essenciais que cobrem várias camadas do praticante.


Os aspectos principais do yoga, são:




  • Ásanas, as poses físicas do yoga: As várias poses, chamadas yoga, proporcionam a flexibilidade e a força para os músculos, podendo até reduzir a gordura corporal. Outra função importantíssima é a circulação sanguínea que estas poses ativam, melhorando órgãos específicos no nosso corpo.
  • Pranayama, a respiração do yoga: É considerado por muitos praticantes como o aspecto mais importante do yoga, porque é através destas respirações que conseguimos transportar a energia pelo corpo. As técnicas de respiração do yoga são uma ferramenta eficaz para acalmar, energizar, harmonizar e tranquilizar o corpo e a mente.
  • Meditação, acalmar os pensamentos: A meditação é a forma que temos de acalmar os pensamentos da mente, o que proporciona uma ferramenta importantíssima no controle do stress e ansiedade. O pranayama e a meditação têm capacidades extraordinárias de redução do stress. Restauram a calma, pensamentos positivos, a paciência e a compaixão pelos outros. Consegue manter-nos frescos e rejuvenescidos durante todo o ano, tanto física como mentalmente.
  • Eu estou praticando Yoga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário