sábado, 30 de novembro de 2013

Muito Muito Pouco


"Tem muito carro e muito pouco chão; tem muita gente e muito pouco pão; tem muito papo e muito pouca ação; muito parente e muito pouco irmão."

Arnaldo Antunes

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Nossa Senhora das Graças


                                                   Salve Rainha, Mãe de Misericórdia
                                                   Vida, doçura e esperança nossa, Salve!
                                                   A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva
                                                   A Vós suspiramos, gemendo e chorando
                                                   neste Vale de Lágrimas.
                                                   Eia, pois, advogada nossa
                                                   Esses Vossos olhos misericordiosos
                                                   A nós volvei!
                                                   E depois desse desterro,
                                                   Mostrai-nos Jesus, bendito fruto do Vosso Ventre
                                                   Ó Clemente,
                                                   Ó Piedosa,
                                                   Ó Doce Sempre Virgem Maria.
                                                   Rogai por nós Santa Mãe de Deus,
                                                   Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.


Hoje é dia de Nossa Senhora das Graças. A santa que inspirou minha avó a dar seu nome para minha mãe. E, por coincidência, hoje também é o aniversário do meu pai. Ele está completando 66 anos.

Grammy International Awards

Parabéns a Fernanda Montenegro pelo prêmio de melhor atriz! Concorreu com outras divas do mundo inteiro e arrebatou a estatueta pelo especial de fim de ano "Doce de Mãe". Mereceu!


Parabéns a toda equipe da novela Lado a Lado que concorreu com Avenida Brasil e, graças ao bom gosto dos jurados, foi eleita a melhor novela internacional do ano! Eu sempre soube que entre Carminha e a Baronesa, não poderiam haver comparações. Sem contar que a história de Lado a Lado é infinitamente superior, além do elenco, do figurino e do cenário! Ganhar prêmio internacional mostrando, na arte da telenovela, pessoas vivendo em um lixão seria demais! Se ainda fosse na categoria documentário... 


domingo, 24 de novembro de 2013

Como diria Mary Alice


“Confiança é uma coisa frágil. Uma vez conquistada, nos dá uma tremenda liberdade. Mas uma vez que a confiança é perdida, pode ser impossível recuperá-la. É claro que a verdade é que nós nunca sabemos em quem podemos confiar. Aqueles que são mais próximos podem nos trair. E completos estranhos podem vir em nosso resgate. No final, a maioria das pessoas decidem confiar apenas em si mesmas. É realmente a maneira mais simples para evitar ser magoado.” 

Mary Alice - Desperate Housewives

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Saber ouvir um Não!



É preciso aprender com os nãos da vida. Principalmente, é necessário manter o equilíbrio emocional diante de uma negativa, seja ela qual for: um livro que você pede emprestado; aquele CD que você não encontra para comprar e conhece alguém que tem, mas, sabidamente, não vai compartilhá-lo com você; o não dos seus filhos; o não dos seus pais; o não dos seus companheiros; o não dos vizinhos, dos amigos, dos inimigos; o não do amor da sua vida. 

Quando você ouve um não, você sempre aprende que algumas coisas não se pede emprestado - livros, cd's, carro, escova de dente. Também pode ser um punhado de sal, açúcar, farinha ou fubá para um bolo. Há também canetas, cadernos, laptops, senhas. O que estranhamente não estamos acostumados é pedir exemplos. Contentamo-nos em mendicar coisas materiais, que podem ser repostas, se danificadas em caso de empréstimo.

Absurdamente, me pego pensando que nunca pedi a ninguém emprestado: educação, respeito, carinho, solidariedade, amizade, bom senso, bom humor, compaixão, resignação, prudência, consciência, ética, amor, delicadeza... E esse pensamento me dá uma imensa paz de espírito, pois são valores que cultivo, assim como as plantas do meu jardim. São valores inerentes à minha pessoa. Outrora frágeis como flores ao sabor do vento, da chuva, da seca. Mas estão lá, sendo adubados para que suas raízes não apodreçam.   Será que se eu pedisse esses valores emprestados, alguém me diria um NÃO? Pode ser que sim, pode ser que não. Depende para quem se pode, poi, cada um só pode doar aquilo que tem.

O empréstimo poético dos substantivos abstratos que citei acima, evidentemente é uma mera ilustração daquilo que costumamos deixar à deriva em nosso inconsciente, por não considerá-los de essencial importância para o nosso aprendizado pessoal. Quando não podemos ter algo material, ou por faltar-nos recursos financeiros ou por falta do produto no mercado, é comum lançarmos mão de "pedir emprestado". Mas a gente se esquece de adquirir por conta própria certos valores indisponíveis em vitrines de liquidação ou catálogos de compra, bazares ou feiras de trocas.

Quando você deseja algo de uma forma muito intensa e isso está em um patamar tão inalcançável, costumamos beirar o desespero. O inconformismo com o NÃO nos deixa vulneráveis e predispostos a muitas vezes passarmos por ridículo! Acontece comigo, acontece com todos. Uma boa proposta para o auto-conhecimento e o controle das nossas emoções deveria começar com um NÃO todos os dias. Amanheceu chovendo? NÃO teremos sol, conforme-se e agradeça a Deus pela natureza. Acabou o ingresso para aquele show maravilhoso? NÃO será desta vez, conforme-se, haverá outras chances. Chegou atrasado ao aeroporto e perdeu o voo. NÃO irá embarcar, tente chegar mais cedo da próxima. Tudo é aprendizado. Foi o fim de uma amizade? NÃO era amizade, pessoas vão e vêm o tempo todo. NÃO implore e nem dê explicações, quem te ama não precisa disso. NÃO se humilhe e nem se rebaixe para obter atenção de alguém. NÃO atire pérolas aos porcos. NÃO se deprecie perante qualquer situação. NÃO seja soberbo, arrogante, prepotente. NÃO queira sempre estar certo, ninguém é o dono da verdade!

Difícil, não é? Eu acho. Lidar com as negativas da vida me provocam sensações muito desconfortáveis. Mas tento, na medida do possível, ver vantagem nos NÃOS que recebo. Um dia, lá na frente, quando enfim a velhice definitivamente se instalar e junto dela a sabedoria dos que muito já viveram nesta vida, eu acredite que todo NÃO  que eu recebi foi uma chave para a porta de todos os SIMs que tive de abrir. E, atravessando essas portas, terei certeza de que nada foi em NÃO.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Mãe Padece de Saudade

Hoje faz dois meses que meu filho se mudou para a Bélgica. Sei que ele está feliz, que está preparando seu futuro. A gente se fala quase todos os dias pelo skipe. Dá uma vontade de abraçar bem apertado! Aquele abraço que só as mães entendem o que estou sentindo. Saudade, filho. Fique bem, estamos bem. Beijos do seu pai e da mamis que te amam imensamente! Você faz muita falta! Aproveite bastante...


quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Milagre da Vida

Não há palavras que possam definir a vida! Pra mim, esta imagem é uma das mais lindas que já vi! 


Assista ao vídeo

Dedico este post para a minha amiga Renata Galvão  que está grávida dos gêmeos Vítor e Rafael!

Oração para recém-nascidos

Divino Pai Eterno !
A Ti entregamos nosso bebê;
Vós que destes a Virgem Maria
A maternidade do Menino Jesus
Nascido na manjedoura de Belém
Pedimos que ele tenha saúde e harmonia
Agradeço a Graça de ser mãe;
Que possamos inspirados na Sagrada Família de Nazaré
Sermos bons pais e educadores em sua vida futura
Que nosso lar seja de paz, prosperidade 
E Igreja Doméstica de Vossos Santos Ensinamentos;
Que não me falte o leite materno para o sustento de meu bebê;
Que a exemplo de São José
Ele tenha um Pai, justo, correto e companheiro;
Que não nos falte amor para a construção de um lar feliz;
Que sejamos perseverantes para superarmos as dificuldades do dia a dia; 
E pedimos Vossa Benção em nossas vidas;
Agora e sempre.
Amém!

(Desconheço a autoria)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cruzeiro, Cruzeiro Querido!!!

Tricampeão!

No dia 13, no ano 13 - 3 vezes campeão brasileiro!


13 de novembro de 2013! 

Caros rivais: CRUZEIRO - único time que ganhou de TODOS e é TRI, está também patrocinando o CHORO LIVRE deste ano, passe na Toca e leve sua caixinha de lenços descartáveis grátis!!!


Entenda o tri do Cruzeiro

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) homologou, no ano de 2010, os torneios Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa - o robertão, disputados entre 1959 a 1970, como legítimos títulos nacionais. Isso fez com que todos os times que ganharam títulos antes de 1971 - quando teve início oficialmente o atual Campeonato Brasileiro - fossem beneficiados. Após a entidade futebolística oficializar esses novos campeões, o Santos e o Palmeiras passaram a ser os maiores favorecidos, com oito "canecos" cada um. Em 1966, o Cruzeiro disputou com o Santos o título de campeão pela Taça Brasil, conseguindo vencer o time paulista e, dessa forma, consagrar-se campeão brasileiro mesmo antes do seu arqui-rival Atlético Mineiro, que conquistou o primeiro e único título, em 1971.

Então, esse blablablá de tri sem bi é coisa de torcedor recalcado. É oficial. Gostando ou não.

1966 = 6+6 = 12 (1+2 = 3) TRI

2003 = 0+3 = 3  TRI

2013 = 4 -1 = 3  TRI

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Flora, Filipe e Valentina

"Quando as meninas se foram, plantamos as cinzas delas com dois ipês brancos num sítio em Juiz de Fora. Agora não vejo a hora de ver as crianças subindo nessas árvores." 
Marcelo Repetto


A felicidade do casal Cláudia e Marcelo Repetto irradiou e nos brindou a todos com a chegada dos seus trigêmeos Flora, Filipe e Valentina! Sim, a roda da vida girando... Uns partindo, outros chegando! A tragédia que se abateu sobre esses pais deu-lhes uma motivação para reiniciarem, do zero, a formação de uma nova família. Uma família marcada pela dor da perda um filho. No caso deste casal foram duas filhas, Giovana e Gabriela,  12 e 9 anos, soterradas no deslizamento de um morro durante um temporal em Angra dos Reis, no ano de 2010. Uma vez eu li que "Deus não escolhe os capacitados, Ele capacita os escolhidos". E olhando esta história tão comovente, de pessoas marcadas por uma dor imensurável, eu não tenho dúvidas de que Cláudia e Marcelo fazem parte daquele grupo seleto de pessoas que Deus escolhe para nos mostrar o seu poder, a sua glória, a sua misericórdia e a sua benevolência! Sim, é verdade. Ser pai e ser mãe é um dom. Da mesma forma que a fé é um dom. Gerar e cuidar de uma criança requer mais que vontade. Existe um pré-requisito para uma família se consolidar: o amor incondicional daqueles que se uniram a fim de darem sequência à vida. Ser pai e ser mãe não é somente um fator biológico. Qualquer ser humano pode ser pai e mãe. Entretanto, amar os filhos acima de qualquer coisa é para poucos. 


Em um depoimento emocionado, Cláudia, que foi submetida a uma inseminação artificial, declarou: "Minhas filhas se foram no réveillon, que é uma data de muita festa. E a chegada das crianças agora indica que o próximo ano vai ser muito especial. Quando tudo aconteceu, nossa ideia era nos mudar e fugir. Mas fugir de quê? Da vida? Para onde fôssemos, levaríamos nossa bagagem dentro de nós. O quarto das crianças era uma questão muito difícil. Mas conseguimos resolver as coisas vivendo dia após dia — completa Cláudia, hoje aos 46 anos, que para engravidar novamente passou por um aborto em uma gravidez espontânea e três inseminações artificiais. — As meninas sempre pediam um irmãozinho. Agora, por coincidência, vieram duas meninas e um menino.

Marcelo, hoje com 48 anos e transbordando de felicidade, também deixou este depoimento:"Um filho não substitui o outro. Mas eu sabia que aquele espaço ia voltar a ficar cheio de vida. O quarto vazio nunca foi um incômodo, apesar da imensa saudade. Até fizemos um pequeno altar em frente a ele para todos os dias rezar pelas meninas, que nunca vamos esquecer. E, aos poucos fomos conseguindo guardar as coisas e redecorá-lo para receber os bebês, embora a gente até tenha outro quarto que poderia ser deles [...]  Hoje sou uma pessoa diferente. Os trigêmeos nasceram no dia 8, um número que lembra o símbolo do infinito. E esse amor infinito nasceu com as meninas, que ensinaram para a gente que o amor transcende. Quando a gente valoriza o bom, o ruim não aparece. A mensagem que queremos passar é que existe esperança. Que a vida continua."

E que vocês - Cláudia, Marcelo, Flora, Filipe e Valentina possam ser muito felizes!

Lindas demais!
Trechos do post foram tirados de O Globo

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Menino Joaquim

"A vida é festa": foi o que escrevi ontem. Entretanto, para muitas pessoas, a vida é triste e doída, é luta, sofrimento, martírio e medo. A vida que sucumbe à maldade, às sombras, à escuridão. E quando a gente vê uma criança e se enche de esperança, e acredita que o bem vence o mal, somos surpreendidos, mais uma vez, pelo noticiário. Jamais pensei que depois do garoto Brayan, eu voltaria a escrever, em tão pouco espaço de tempo, a respeito de uma vida acabada tão precocemente. Pois é, no meio disso tudo, enquanto a roda da vida gira e nos iludimos com euforias passageiras,  eis que nos deparamos com mais uma história triste. A vida do menino Joaquim acabada tragicamente, com apenas três anos de idade. Um inocente entregue aos desvarios de um casal desequilibrado... E de uma mãe que não protegeu seu filho. Ninguém no mundo deveria ser mais importante do que um filho. Eu não trocaria (e não troco) um filho por nenhuma outra pessoa deste mundo! Descanse em paz, Joaquim. E que Deus dê muita força para o seu pai lutar por justiça. A justiça que você merece. 

Joaquim e seu pai Arthur
De acordo com as investigações, Joaquim deve ter morrido no dia 5 de novembro. As causas da morte ainda estão sendo averiguadas, mas já é sabido que ele já não tinha vida quando foi jogado no rio da cidade de Ribeirão Preto, interior de SP. Seu corpo foi encontrado no domingo à tarde, dia 10, a 150 km do lugar onde desapareceu. A mãe e o padrasto são os principais suspeitos deste crime bárbaro. 

sábado, 2 de novembro de 2013

Should


Àqueles que amei e não estão mais nesta terra, só tenho a dizer: saudades imensas!