domingo, 29 de junho de 2014

Não Fale Daquilo Que Você Não Sabe !


"Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter, calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri. Viva as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas alegrias. Percorra os anos que eu percorri, tropece onde eu tropecei e levante-se assim como eu fiz. E então, só aí poderá julgar. Cada um tem a sua própria história. Não compare a sua vida com a dos outros. Você não sabe como foi o caminho que eles tiveram que trilhar na vida."

Autor Desconhecido

sábado, 28 de junho de 2014

Lavras Novas - Minas Gerais

Minas das montanhas e altitudes incríveis... Minas da culinária inigualável, da gente simples, do café coado no pano, do pão de queijo, do artesanato primoroso. Minas da moda de viola, da prosa na cozinha de fogão a lenha. Minas é um trem bão dimais da conta, uai! 


terça-feira, 24 de junho de 2014

Copa do Mundo 2014 - Nós Fomos !

Inglaterra x Costa Rica


Uma terça-feira para entrar na minha história. Sob um sol escaldante em um horário ingrato de 13 horas, estávamos no Estádio do Mineirão para assistirmos a uma partida pela fase eliminatória das seleções. A Inglaterra já estava eliminada e a Costa Rica era a primeira colocada no chamado grupo da morte. É uma sensação indescritível participar de um evento de nível mundial. Quantas pessoas diferentes, diversas línguas, e também, muitos brasileiros! 

Ouvi dizer por tantas vezes que os brasileiros não iriam curtir a Copa, que não iriam às arenas. Que o mundial não fora feito para o nosso povo, mas para os gringos. Todavia, o que eu vi hoje foi um Mineirão abarrotado... de 'brasucas'! Os ingleses fizeram um festa linda para os seus eliminados jogadores. No final, o time inglês virou-se para a sua torcida e bateu palmas. O príncipe Harry estava na ala VIP, mas estavam proibidos de filmá-lo e sua imagem não apareceu no telão, para a frustração de alguns. 

Os costa-riquenhos eram só alegria. Sem dó nem piedade, despacharam duas grandes campeãs do mundo - a Inglaterra e a Itália. Classificaram-se, neste grupo, a Costa Rica e o Uruguai! Os britânicos entoaram vários gritos de guerra, porém, nada mais lindo do que "Oh, Oh.... Oh, Oh... Hey Jude! Nossa, emocionante! Já os torcedores das américas bradavam "Ticos, Ticos, Ticos..." No final, o jogo empatou de zero a zero. Achei uma pena. Queria ver a seleção primeira colocada dar show de gols. Enfim, foi um espetáculo à parte, independente da falta deles. E que o Brasil siga adiante! Na torcida...

quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Nossa Seleção , Futebol e a Copa Brasileira!

Não necessariamente nesta ordem...


De futebol eu só entendo quando a bola entra na rede: GOL! Fora isso, entendo que são necessários onze jogadores para cada time, do qual um é goleiro e que esse jogador também pode fazer gols. Outra coisa que já aprendi é que não pode empurrar, bater, encostar no jogador adversário porque isso se chama falta. Quando a falta é dentro da grande área, chama-se pênalti - penalidade máxima. Então, o básico do básico eu consigo compreender. Todavia, ainda que eu tente, não me entra na cabeça o tal do impedimento. A linha do impedimento e tudo que invalida a bola quando ela entra na rede. Se um atleta está sozinho na frente do goleiro ele está impedido. Mas se o jogador colocar a bola na rede do próprio time não é impedimento, é gol contra. Deveria ser um gol inválido, ora essa! O esquema tático é outro elemento obscuro pra mim. O técnico tal usa o esquema 4-3-3-1. Ok, e aí? Acha que é tão simples assim? Coisa nenhuma! Existem nomes para cada posição: zagueiros, centro-avantes, laterais, atacantes, meio-campo, cabeça-de-área. Ou seja, tem uns caras que precisam ficar perto do goleiro do seu time e outros que precisam ficar na área do goleiro adversário. O que rola entre um e outro, nada sei. 

O Brasil está em festa. Pela segunda vez é o país sede de uma Copa do Mundo. A última foi em 1950, muito, muito antes de eu nascer... Agora somos 200 milhões de brasileiros em clima de Copa. Tem a turma do contra e tem a turma a favor. Independente da ideologia de cada um, fato é que nossas capitais foram invadidas por turistas. E estamos lucrando com isso.  Nos lugares mais badalados não é difícil encontrarmos os estrangeiros. Bandeiras de várias nações desfilando pelas ruas, sejam nos carros ou embrulhadas nos torcedores. É uma sensação única essa de ser anfitrião de um grande evento. Um evento mundial! Línguas ininteligíveis, biotipos visíveis. Belo Horizonte não recebeu grandes seleções, ou, melhor dizendo, as mais badaladas. Talvez receba um jogo da seleção se passar para as oitavas de final. E tomara que passe, apesar de não estar lá grandes coisas. Não sou de jogar contra o patrimônio, vibro, visto a camisa, coloco bandeira, me emociono. 

Como pouco entendedora de futebol, mas sabendo que cada brasileiro é um pouco técnico também, prevejo disputas acirradíssimas se a seleção avançar! A Holanda está jogando uma maravilha, assim como o Chile e a Alemanha. Todo mundo dá opinião fala que o Fred não está jogando, que o Paulinho não entrou no jogo e que o Hulk é péssimo, sobrando toda a responsabilidade para o Neymar. E ele não está fazendo feio, não! Hoje é quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Na segunda o Brasil vai jogar contra Camarões, já eliminado. Esse jogo vai definir a classificação dos brasileiros. Só espero que não haja muitas bolas na trave, pois, como já escreveu a banda mineira Skank : "Bola na trave não altera o placar"! Gostaria de ver, sim, nossos jogadores abrilhantando a partida, seguindo adiante na competição e, se possível, ficar com a taça de campeã! Para isso, é necessário mais do que técnica, é preciso que tenham vontade, raça, atitude. A seleção tem o país aos seus pés! E vamos colocar bola na rede, sem impedimentos, por favor! Avante, Brasil!

quinta-feira, 12 de junho de 2014

FIFA World Cup 2014 - É no Brasil !

Chegou a hora! Vai começar o maior espetáculo futebolístico mundial! Com todo o respeito a quem é do contra, eu vou torcer para que a Copa no Brasil seja um sucesso, que possamos ter uma ótima projeção no exterior, que saibamos receber os turistas com a tradicional hospitalidade brasileira! A Fifa montou vários vídeos com as cidades-sede. Deixo, abaixo, o registro da minha querida Belo Horizonte, que receberá seis jogos da Copa! Eu adoro esse lugar e acredito que a capital mineira irá se destacar dentre as grandes capitais! Avante, Brasil!

Clique aqui para assistir ao vídeo


domingo, 8 de junho de 2014

Desencantamentos

''Finjo entender, porque não quero magoar ninguém. Este é o único ponto fraco que tem me levado à maioria das encrencas. Tentando ser bom com os outros, muitas vezes tenho a alma reduzida a uma espécie de pasta espiritual. Deixa pra lá. Meu cérebro se tranca. Eu escuto. Eu respondo. E eles são burros demais para perceber que não estou mais ali. ''

Charles Bukowski


Eu me encanto, tu te encantas, eles me desencantam... Ah, verbo capcioso! Um prefixo apenas e o anel que era vidro se quebrou! É tão simples e fácil gostar de alguém, se tornar um admirador, encontrar afinidades, criar expectativas de amizade. Sou fácil de me apegar às pessoas. Até que me provem o contrário, todo mundo pra mim é bom. Às vezes me pego tomando uma confiança em alguém que conheço pouco. Basta ter simpatia e um certo olhar de bondade. Sei também que ninguém traz estrela na testa e, quantas vezes eu já quebrei a cara por gostar e confiar em pessoas erradas. Mas eu não as culpo. Eu as absolvo das decepções que me causaram. Mania idiota essa minha de achar que os outros fariam por mim o que eu faria por eles. Mário Quintana tem um poema magnífico para traduzir esse sentimento de desencanto: "Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho/eles passarão/eu passarinho." 

Sim, liberdade! Pássaro sem gaiola; amor sem prisão; amizade sem traição; um basta na decepção! Se aqueles dizentes do adágio - "você só se decepciona com que você gosta"- estão corretos, por que a gente ainda insiste com gente que não presta,  não vale uma ruga de expressão? Pra isso Cazuza tem a frase: "Tem coisa que eu deixo passar. Não vale a pena. Tem gente que não vale a dor de cabeça. Tem coisa que não vale uma gastrite nervosa. Entende isso? Não vale. Não vale dor alguma, sacrifício algum." Eu não sei se sou ingênua demais ou se as pessoas são falsas demais. Porque sou daquelas de falar com os olhos. Nem é preciso abrir a boca. Meus olhos têm oralidade! E meus lábios são uma calamidade! Porque eles são inquietos. São inquietos no sorriso, na boca escancarada das deliciosas gargalhadas, todavia eles conseguem ser navalhas! Eles vão desde a ternura de um verbete adocicado até o mais cortante e afiado vernáculo. Neste momento, alguém que esteja lendo isso, poderá estar sendo catapultado ao mar da decepção. Quem, de verdade, conhece os nossos direitos e os nosso avessos?

Não, não vim fazer uma auto-promoção. Nem tampouco posar de vítima da vida. Somos vítimas das nossas escolhas. Já escolhi confiar e me dei mal. Já gostei e descobri que era menosprezada. Já engoli sapos e cuspi veneno de cobra. Já decepcionei pessoas e tive uma mão estendida pra mim. Não vim falar de perfeição e de como sou sofrida. Jamais! Eu sou feliz! Eu sei amar, eu sei perdoar, todavia, não sei esquecer o mal que me fazem. Sou cercada de gente maravilhosa - tenho um marido excepcional, filhos adoráveis! E muitas pessoas também que são do bem. Eu tô fugindo de gente chata, complicada, problemática, que te usa quando precisa e depois te descarta. Gente doente da alma. Pra esse tipo posso oferecer minha amizade, mas a cura é pessoal e o caminho é solitário. Para concluir esse meu desencantamento, vou citar Renato Russo musicando a letra dos versos do 14 Bis:

"Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar. "

Não sabem e nunca saberão!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Livrai-Me / Ita Portugual


Livrai-me dos solavancos que misturam e confundem meus sentimentos.
Dos estragos causados pelo coração endurecido.
Das tantas palavras que me leva a pensar que sou “sabida”.
De usar pouco silêncio, quando ele é tão necessário
Do tempo perdido com coisas sérias dos adultos
De anoitecer sem agradecer e amanhecer sem sorrir
De querer ser grande, sem ter sapato de salto alto suficiente
Das palavras ásperas que tanto machucam
De sentir saudade do que não tem jeito
Da solidão, com tanta gente perto
Do apego aos grãos que se dissipam facilmente
De perder tempo com o que foi perdido
Das certezas que me privam da beleza de tecer sonhos incertos
Dos carinhos econômicos por medo de se entregar
Da falta dos riscos que emocionam a vida
De todas as faltas. 

Da falta de coragem, da falta da música, da falta do toque, da falta de amizade, da falta de fé e de amor.
E liberta-me de usar as hipóteses do desaforo de ser normal e viver o óbvio, engaiolada nas convicções. Que eu renasça com a sensação de que sou poeta, sonhadora, louca e majestosamente viva, sem precisar me preocupar em explicar as razões disso.

Ita Portugal

terça-feira, 3 de junho de 2014

O Espelho


Há quem fale até que tudo, absolutamente tudo aquilo que você não gosta em outra pessoa, tudo o que você critica, é exatamente um defeito que você tem. O outro é apenas um espelho seu, refletindo o que você não gosta em si mesmo. 

Desconheço a autoria