quinta-feira, 19 de junho de 2014

A Nossa Seleção , Futebol e a Copa Brasileira!

Não necessariamente nesta ordem...


De futebol eu só entendo quando a bola entra na rede: GOL! Fora isso, entendo que são necessários onze jogadores para cada time, do qual um é goleiro e que esse jogador também pode fazer gols. Outra coisa que já aprendi é que não pode empurrar, bater, encostar no jogador adversário porque isso se chama falta. Quando a falta é dentro da grande área, chama-se pênalti - penalidade máxima. Então, o básico do básico eu consigo compreender. Todavia, ainda que eu tente, não me entra na cabeça o tal do impedimento. A linha do impedimento e tudo que invalida a bola quando ela entra na rede. Se um atleta está sozinho na frente do goleiro ele está impedido. Mas se o jogador colocar a bola na rede do próprio time não é impedimento, é gol contra. Deveria ser um gol inválido, ora essa! O esquema tático é outro elemento obscuro pra mim. O técnico tal usa o esquema 4-3-3-1. Ok, e aí? Acha que é tão simples assim? Coisa nenhuma! Existem nomes para cada posição: zagueiros, centro-avantes, laterais, atacantes, meio-campo, cabeça-de-área. Ou seja, tem uns caras que precisam ficar perto do goleiro do seu time e outros que precisam ficar na área do goleiro adversário. O que rola entre um e outro, nada sei. 

O Brasil está em festa. Pela segunda vez é o país sede de uma Copa do Mundo. A última foi em 1950, muito, muito antes de eu nascer... Agora somos 200 milhões de brasileiros em clima de Copa. Tem a turma do contra e tem a turma a favor. Independente da ideologia de cada um, fato é que nossas capitais foram invadidas por turistas. E estamos lucrando com isso.  Nos lugares mais badalados não é difícil encontrarmos os estrangeiros. Bandeiras de várias nações desfilando pelas ruas, sejam nos carros ou embrulhadas nos torcedores. É uma sensação única essa de ser anfitrião de um grande evento. Um evento mundial! Línguas ininteligíveis, biotipos visíveis. Belo Horizonte não recebeu grandes seleções, ou, melhor dizendo, as mais badaladas. Talvez receba um jogo da seleção se passar para as oitavas de final. E tomara que passe, apesar de não estar lá grandes coisas. Não sou de jogar contra o patrimônio, vibro, visto a camisa, coloco bandeira, me emociono. 

Como pouco entendedora de futebol, mas sabendo que cada brasileiro é um pouco técnico também, prevejo disputas acirradíssimas se a seleção avançar! A Holanda está jogando uma maravilha, assim como o Chile e a Alemanha. Todo mundo dá opinião fala que o Fred não está jogando, que o Paulinho não entrou no jogo e que o Hulk é péssimo, sobrando toda a responsabilidade para o Neymar. E ele não está fazendo feio, não! Hoje é quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Na segunda o Brasil vai jogar contra Camarões, já eliminado. Esse jogo vai definir a classificação dos brasileiros. Só espero que não haja muitas bolas na trave, pois, como já escreveu a banda mineira Skank : "Bola na trave não altera o placar"! Gostaria de ver, sim, nossos jogadores abrilhantando a partida, seguindo adiante na competição e, se possível, ficar com a taça de campeã! Para isso, é necessário mais do que técnica, é preciso que tenham vontade, raça, atitude. A seleção tem o país aos seus pés! E vamos colocar bola na rede, sem impedimentos, por favor! Avante, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário