quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer



Há que se respeitar uma pessoa que vive por 104 anos. Na verdade, ele morreu faltando apenas dez dias para completar 105. Oscar Niemeyer, o arquiteto das "curvas", o gênio imortalizado em suas obras. Em Belo Horizonte pode-se ver vários edifícios projetados por ele - o da Praça da Liberdade, o complexo arquitetônico da Lagoa da Pampulha, no qual seu maior e mais belo expoente é a Igrejinha de São Francisco. Tem também a Casa do Baile, o Museu de Arte e, recentemente, todo o complexo de obras da Cidade Administrativa. Isso somente para citar Minas Gerais. 

Oscar Niemeyer nasceu em 1907. Foi amigo de personalidades ilustres, era ateu. Portanto, não é de bom tom dizer para ele ir com Deus. Carioca, pai de uma uma única filha - Anna Maria,  falecida aos 82 anos, em junho deste ano. O mestre da arquitetura partiu. Para nós ficam sua arte, sua genialidade, as lições de sua longa e bem vivida - Vida! Esteve por muito tempo entre nós, atravessou gerações e gerações, rompeu um século inteiro. Há que receber os nossos aplausos. A galeria da "Saudade" está cada vez maior... Que descanse em paz!

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares
*15 de dezembro de 1907
*05 de dezembro de 2012

Um comentário:

  1. Gênio das curvas, do bom coração, da boa alma. Sofria com as injustiças. Só queria o bem. Nunca deixou-se influenciar pelos livros de arquitetura. Nunca os leu, para não ser influenciado. Amava o próximo, Respeitava a todos.

    ResponderExcluir