segunda-feira, 1 de março de 2010

Inimigo Oculto


Abaixo, trechos do livro "Mentes Perigosas", de autoria da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, a despeito do perfil dos psicopatas. Muitas vezes eles estão muito próximos de nós e não conseguimos identificá-los. Fique atento às palavras da médica e se possível leia todo o livro.

"Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! [...] Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem! Seus talentos teatrais e seu poder de convencimento são tão impressionantes que chegam a usar as pessoas como única intenção de atingir seus sórdidos objetivos. Tudo isso sem qualquer aviso prévio, em grande estilo, doa a quem doer.


Este livro discorre sobre pessoas frias, insensíveis, manipuladoras, perversas, transgressoras de regras sociais, impiedosas, imorais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão, culpa ou remorso. Esses 'predadores sociais' com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria das pessoas: aquelas a quem chamaríamos de 'pessoas do bem'.


[...] Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns. Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. [...] Por serem charmosos, eloquentes, inteligentes, envolventes e sedutores, não costumam levantar a menor suspeita de quem realmente são. [...] São mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, almejam o poder e o status, líderes natos da maldade.


Apesar de mais de vinte anos de profissão, ainda fico muito surpresa e sensibilizada com a quantidade de pacientes que me procuram com suas vidas arruinadas, totalmente em frangalhos, alvejadas por esses 'seres bípedes' que sugam o nosso sangue e vampirizam a nossa alma. [...] A parte racional ou cognitiva dos psicopatas é perfeita e íntegra, por isso sabem perfeitamente o que estão fazendo. Quanto aos sentimentos, porém, são absolutamente deficitários, pobres, ausentes de afeto e de profundidade emocional. [...] Suas vítimas prediletas são as pessoas mais sensíveis, mais puras de alma e de coração...


[...] A natureza dos psicopatas é devastadora, assustadora, e, aos poucos, a ciência começa a se aprofundar e a compreender aquilo que contradiz a própria natureza humana."

( Livro Mentes Perigosas, páginas 15, 16, 17 e 18. Ana Beatriz Barbosa Silva)

2 comentários:

  1. Humberto - Marido.sábado, 13 março, 2010

    Nunca tenha pena de um psicopata, pois ele não terá de você e você somente poderá descobri-lo segundos antes de você perecer... por isso se tiver a oportunidade clara de matá-lo... mate-o... sem piedade.

    ResponderExcluir
  2. Humberto - Marido.sábado, 13 março, 2010

    O livro é muito bom, esclarecedor.
    A escritora estava iluminada, inspirada, e não deixou dúvida sobre o que é esse bicho, como pensa esse monstro, como age esse elemento das trevas e principalmente o que se deve fazer, se o destino o colocar em suas mãos... não tenha dúvidas...elimine-o.

    ResponderExcluir