Capítulo 29
Não deveríamos tentar deter a pedra que já começou a rolar morro abaixo; o melhor é dar-lhe impulso.
Eis um pensamento taoísta: em vez de se opor a uma força contrária - o que acabaria dobrando a potência do impacto -, as leis do Universo aconselham a se unir a ela e usá-la para os próprios interesses.
Muitas artes marciais utilizam o mesmo princípio: direcionar a força existente é muito mais efetivo que se opor a ela. Por isso, o lutador de judô acolhe o golpe do oponente e canaliza a energia dele em benefício próprio.
Aplicando essa sabedoria ao nosso cotidiano, já que uma das finalidades deste livro é neutralizar o estresse, uma medida muito útil é evitar - a menos que seja impossível - tudo o que implique problemas com o que nos cerca, como por exemplo:
- Discutir quando os nervos estão à flor da pele.
- Tentar modificar a opinião de uma pessoa que esteja absolutamente resoluta.
- Enviar um e-mail cinco minutos após ter se desentendido com alguém (é preciso deixar que se passem pelo menos 24 horas).
- Querer ganhar a amizade de quem já demonstrou que não gosta de você.
Allan Percy
Do livro Nietzsche para Estressados
Do livro Nietzsche para Estressados
Bela teoria, linda retórica, fantásticos pensamentos, um show de ensinamentos, mas o que interessa mesmo é se estará na prática em nossas vidas, fará parte do nosso dia a dia.
ResponderExcluirA sabedoria é a pedra fundamental. Muito bom! Ótima postagem para refletirmos. Obrigado! Ah, e se de repente um mendigo lhe oferecesse flores? http://jefhcardoso.blogspot.com Abraço!
ResponderExcluir