As melhores mulheres pertencem
aos homens mais atrevidos. Mulheres são como maçãs em árvores. As melhores
estão no topo. Os homens não querem alcançar essas boas, porque eles têm medo
de cair e se machucar. Preferem pegar as maçãs podres que ficam no chão, que
não são boas como as do topo, mas são fáceis de se conseguir. Assim, as maçãs
no topo pensam que algo está errado com elas, quando na verdade, ELES estão
errados... Elas têm que esperar um pouco mais para o homem certo chegar...
aquele que é valente o bastante para escalar até o topo da árvore.
Machado de Assis
Um mestre na literatura e um comentário infeliz, um monstro da escrita e uma infelicidade no raciocinio. Mulheres maravilhosas, honestas e éticas por si só assim as são, não precisam de atrevimento de cafajestes, de vagabundos psicopatas, para serem aquilo que elas já são desde o seu nascimento.
ResponderExcluirÉ sabido quem isto escreveu.
Uma mulher, por melhor ou pior que seja, não pertence a nenhum homem, a ninguém, ela pertence a si próprio e a Deus, independente de estar no topo, no meio ou em baixo, ela tem que ser digna, ter valor, se valorizar, ser gente, ser humana. Eu sinto muito por pensar dessa forma.
ResponderExcluirSempre que algum texto relaciona mulher à maçã, emerge do nosso inconsciente o poder do fruto proibido e a desobediência feminina que tiraram o paraíso dos homens. Acho que Machado de Assis contextualizou as mulheres deste pensamento com as que ele conhecia no fim do século 19. Talvez, por pensar que as melhores pertencessem aos mais atrevidos, ele criou Capitu. Ademais, deixe Machado com seus pensamentos... Nem sempre o que se escreve condiz com a realidade, principalmente em se tratando de um autor de ficção!
ResponderExcluirSomente as mulheres sao capazes de entender o significado de cada palavra escrita por Machado de Assis. Aos homens restam ficar com as dúvidas e a imcompreensão de tão belos dizeres.
ResponderExcluirUm retardado, maluco, machista, longe de ser um Deus, distante de ditar regras.
ResponderExcluir