quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Happy Halloween

Dia das Bruxas... Ou das fadas! Aí depende, né. 



Eu acho que vi um gatinho...                 

domingo, 28 de outubro de 2012

Boa Semana


Apenas garotas


Malala Yousafzai, paquistanesa de 14 anos, baleada pelos fanáticos talebãs por lutar pelo direito à educação. Tenho medo dos fanáticos religiosos em qualquer parte do planeta.




Caroline Lee, paulistana, 15 anos. Assassinada por jovens dementes simplesmente porque ela não quis entregar sua mochila durante um assalto. Tenho muito medo da demência e da crueldade dos seres humanos. 

E assim vamos vivendo... Rezando, pedindo a Deus para guardar nossos filhos e salvá-los dos monstros à solta! 

sábado, 27 de outubro de 2012

Naquele Dia...

Todos ficamos em estado de choque. Não era possível acreditar que aquele garoto sonhador terminara sua jornada na terra. Daquele jeito, em questão de segundos. Choramos a dor da sua partida, sofremos e nos compadecemos com o desespero de sua mãe. Hoje, dez anos depois, ainda custa-nos acreditar que ele não está mais entre nós. Em sua vida curta, tivemos o privilégio de compartilharmos bons momentos. O menino doce, tímido, tão educado, simples. O rapaz que foi em busca do seu projeto de vida, batalhando em outro país, longe da sua família, alcançou seu objetivo - tornou-se piloto. Caprichosamente, o destino fez com que sua maior paixão - a aviação, fosse a causa da sua morte precoce. Em um acidente com raríssimas chances de acontecer, um monomotor colidiu com a cauda do avião que ele pilotava naquela manhã de 27 de outubro. Era o dia da sua formatura. Seus pais estavam em Danbury, Estados Unidos, quando tudo aconteceu. E nós, daqui, não pudemos abraçá-los, confortá-los. As tragédias familiares acontecem diariamente. Nunca imaginamos que poderia acontecer conosco. Por isso eu acho que temos de viver em estado de graça, em paz. Amar àqueles que Deus colocou em nossas vidas, porque para tudo há um motivo. O meu filho Matheus era afilhado dele. Mas o Matheus tem vagas lembranças do seu primo-padrinho. Quando esteve no Brasil pela última vez, ele foi à nossa casa, almoçou conosco. Abraçamos-nos e despedimo-nos sem saber que não haveria outras despedidas. Fica a imagem do bom menino. Hoje, bateu aquela saudade...



Jamerson Rafael Coimbra

* 20.09.1978
* 27.10.2002

terça-feira, 23 de outubro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

Laura

Laura está completando 5 aninhos hoje! Parabéns, minha linda!


Laura e Bia - amiguinhas inseparáveis

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Professor


Naquela hora em que você fala mil vezes para ficarem quietos e não fazerem gracinha. Bem, a gente tenta...


Você pede para uma colega tirar a foto. Afinal, as professoras da turma desejam estar ao lado dos alunos. E vamos tentando...



Aquele momento em que, na décima foto, você desanima e fala: pessoal, como quiserem. Aí sai isso... É demais! Ha Ha Ha...


Alunos do 6º ano (faltaram duas alunas)

Estas fotos são dos meus alunos atuais. São de uma escola pública. Cada um com suas particularidades, necessidades especiais, carências, comportamentos diversos, enfim. Todos fazem parte do meu dia a dia e me ensinam muito, mas muito mesmo! Há aqueles que me emocionam, como o 'coração' de Larissa, e há aqueles de alegria contagiante e sorriso escancarado. Vejo o 'trio ternura' Tilly, Manu e Cristiele esbanjando felicidade! Tem também os distraídos, os tímidos, os bagunceiros e os comportados... Garotas e garotos em na pré-adolescência ( alguns já adolescentes). Aí, quando me perguntam por que eu não escolho as turmas dos 'pequenininhos', eu respondo: os maiores são mais independentes e os diálogos são de igual para igual. São os desafios que me motivam e esses meninos me fazem sair de casa para encontrá-los com muita satisfação e consciência de dever cumprido. Eu amo ser professora!

domingo, 14 de outubro de 2012

Fernanda Essencial

Tenho uma conexão incrível com os textos de Fernanda Young. Eu a acho sensacional. É como se ela traduzisse por escrito sentimentos que são meus. Mulher forte, ácida, verdadeira. Sempre me deparo com algumas de suas pérolas que cabem exatamente em uma situação pela qual estou passando. Dia desses, eu li:


Sou cheia de manias. 
Tenho carências insolúveis. 
Sou teimosa. Hipocondríaca. 
Raivosa, quando sinto-me atacada. 
Não como cebola. 
Só ando no banco da frente dos carros. 
Mas não imponho a minha pessoa a ninguém. 
Não imploro afeto. 
Não sou indiscreta nas minhas relações. 
Tenho poucos amigos, porque acho mais inteligente ser seletivo a respeito daqueles que você escolhe para contar os seus segredos. Então, se sou chata, não incomodo ninguém que não queira ser incomodado. Chateio só aqueles que não me acham uma chata, por isso me querem ao seu lado. Acho sim, que, às vezes, dou trabalho. Mas é como ter um Rolls Royce: se você não quiser ter que pagar o preço da manutenção, mude para um Passat.

Claro, nem tudo acima escrito é compatível comigo. Mas eu também sou cheia de manias! Todavia, como cebola e ando no banco de trás do carro. Fernanda já me socorreu várias vezes,  bem... disso ela não sabe. Queria tê-la como amiga, evidentemente, isso também nunca vai acontecer. Então, num ritual de antropofagia literária, devoro seus textos. Fernanda foi a precursora das escritas com teores tônicos, deliberadamente direcionados, vocabulário rasgado. Fez discípulas, como a Tati Bernardi, que às vezes me lembra o estilo franco de Young. E que eu possa "Carpinejar' outros tantos textos dessa mulher, a meu ver, fantástica!

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Vida é Bela

Agradeço cada momento que passei nos últimos trinta dias. Hoje faz exatamente um mês que fui submetida a uma intervenção cirúrgica delicada. Consegui vencer mais uma batalha. Contei com a ajuda especialíssima do meu marido que nunca, em momento algum, me abandonou. "Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença". Dores e temores. O amor que cura.

Agradecer. Recomeçar. Rezar. Viver. 

A vida é um sopro.

Christiane 
10 de outubro de 2012

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Avenida Brasil

Suburbana é suburbana...


Baronesa é baronesa


A sutil diferença entre ser vilã e ser aprendiz de malvadeza! Tsc, tsc... Adriana Esteves ainda tem muito que treinar para um dia, talvez, chegar ao naipe de Patrícia Pilar! Vai treinando, querida. Vai treinando. 

Avenida Brasil: Oi e Tchau! Lixo do horário nobre! 

Só ensinou: palavras de baixo calão, vocabulário chulo, poligamia, traição, ódio, vingança, periguestismo, gente feia, cafonice, gritaria demais, argumentos de menos, músicas toscas. Baixaria dá audiência. Saudades eternas de Crodoaldo Valério! 

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

A Queda



Domingo, 7 de outubro de 2012: Márcio Lacerda foi reeleito prefeito de Belo Horizonte. Por mais de 20 anos a capital mineira esteve sob a tutela do Partido dos Trabalhadores. Os belorizontinos tiveram bons prefeitos na gestão petista - Patrus Ananias, Célio de Castro, Fernando Pimentel. Bons administradores... Nem tão bons como patrões! Quando entrei para a prefeitura, a cidade estava sob o comando de Patrus que fez uma revolução na educação implantando a Escola Plural. Foi um caos. Choveram críticas, a qualidade de ensino caiu, a evasão escolar diminuiu, acabaram-se as "bombas", aluno passando sabendo ou não. Patrus criou o bolsa-família, seus sucessores implantaram o "vila-viva", um projeto de desfavelização que culminou com o fim do aglomerado da Vila São José. Os moradores receberam apartamentos e a avenida Tancredo Neves foi expandida. Mas essa grande obra foi concluída na gestão de Márcio Lacerda e ele, político execrável, auto-denominou-se o pai de todas as melhorias de Belo Horizonte. O PT de Patrus apoiou a candidatura de Márcio em 2008 em uma aliança ingênua com o famoso Senador do Estado de Ipanema, Aécio Neves. Com rixas internas no partido, o então prefeito Fernando Pimentel não deixou que Patrus saísse como candidato próprio pelo PT e, com autorização do Lula, fizeram uma coligação para elegerem Márcio. E conseguiram. Pimentel não gosta de Patrus. E Ananinas ficou a ver bananas em 2008, quando poderia, com os pés nas costas, ganhar do então desconhecido Márcio De La (M) Cerda. Perdida a eleição, o PT se deu conta de que havia entregado um dos redutos mais importantes dentre as capitais do país. E o PT sofreu um vexame histórico nestas eleições. A única chance de um petista ser eleito na região sudeste, a mais rica, é com o candidato Fernando Haddad. E eu duvido muito que os paulistanos vão dar a ele a prefeitura da maior cidade do Brasil. Os paulistanos não gostam do PT. O Brasil não gosta do PT. O mensalão desonrou o PT. E a derrota foi acachapante. 

Como diria Cazuza, "Meu partido é um coração partido e as ilusões estão todas perdidas", para mim tanto faz como tanto fezes quem ganhou e eleição. Sabe por quê? Porque não existe mais oposição no Brasil. Todos continuam as obras dos seus antecessores, pois sabem que o assistencialismo é a porta de entrada para o sucesso político e também para a sua manutenção. Márcio Lacerda continua com a mesma política de Patrus, Célio de Castro e Pimentel. Ele não fez nada de novo. Apenas continuou. Teremos mais 4 anos de um governo que não olha para a classe média. É um governo voltado para os mais ricos e os mais pobres. Quem está no meio, dança. De tudo isso que aconteceu nas eleições municipais, eu só lamento muito ver um cidadão do bem e um político reto como Patrus Ananinas ter sido humilhado da forma que foi. Nem para o segundo turno ele conseguiu ir. Vitória da democracia. Pela minha cidade, hoje eu estou de luto.

domingo, 7 de outubro de 2012

Eu acho

As avós são como as orquídeas...

As orquídeas são um tipo elegante de flor, além de delicadas, graciosas, exóticas e incomuns. São consideradas umas das flores mais evoluídas do mundo.Quem tem uma avó entende a comparação. A minha é de um tipo muito raro... E eu a amo!


Minha vó Nina adora orquídeas!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Outubro Rosa

Campanha de mobilização mundial para lembrar às mulheres a importância do exame das mamas e, assim, evitar mortes em decorrência do câncer.

Todavia, devemos nos atentar para outras formas de evitar essa doença. Além do exame de mamas, toda mulher precisa fazer periodicamente ultrassonografia, para verificar presença de miomas ou ovários policísticos, e também o exame papanicolau.

Agindo com precaução pode-se evitar vários transtornos de saúde e até mesmo uma mastectomia ou histerectomia. Miomas podem causar câncer se não forem tratados a tempo e de forma adequada. 

Porém, antes de se submeter a uma cirurgia para retirada de um órgão, a mulher deve se certificar com bons profissionais, pois no caso da histerectomia (remoção do útero), não há mais chance de se gerar um filho. Muitas mulheres, principalmente no sistema único de saúde, passam por essa cirurgia até mesmo sem o seu conhecimento. 

O câncer de mama atinge milhões de mulheres no mundo todos os anos. O câncer no colo do útero também não é incomum.  Estejamos atentas. A medicina hoje é avançada e, no início, os tumores são mais fáceis de serem tratados.  




segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Outubro


Agora à tardinha, da janela do meu quarto, estava observando essa vista. Achei-a tão bela e tive esperança no outubro. Pude ver um céu de infinito azul em contraste com a vegetação já bem mais bonita na recém chegada primavera. Fixei o olhar na torre Alta Vila, bem ao fundo, onde já é Nova Lima, e quis registrar esse momento. Eu tenho esperanças, muitas mesmo. Então, por favor outubro, traga-me coisas boas, energias positivas, sol e chuva, calor e suave brisa, saúde restabelecida e força para concluir esse ano de tantas adversidades! Tenho fé, vai dar tudo certo...