quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Outubro Rosa

Campanha de mobilização mundial para lembrar às mulheres a importância do exame das mamas e, assim, evitar mortes em decorrência do câncer.

Todavia, devemos nos atentar para outras formas de evitar essa doença. Além do exame de mamas, toda mulher precisa fazer periodicamente ultrassonografia, para verificar presença de miomas ou ovários policísticos, e também o exame papanicolau.

Agindo com precaução pode-se evitar vários transtornos de saúde e até mesmo uma mastectomia ou histerectomia. Miomas podem causar câncer se não forem tratados a tempo e de forma adequada. 

Porém, antes de se submeter a uma cirurgia para retirada de um órgão, a mulher deve se certificar com bons profissionais, pois no caso da histerectomia (remoção do útero), não há mais chance de se gerar um filho. Muitas mulheres, principalmente no sistema único de saúde, passam por essa cirurgia até mesmo sem o seu conhecimento. 

O câncer de mama atinge milhões de mulheres no mundo todos os anos. O câncer no colo do útero também não é incomum.  Estejamos atentas. A medicina hoje é avançada e, no início, os tumores são mais fáceis de serem tratados.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário